========== MAIN ========== -->

1 em cada 8 espécies de aves está ameaçada de extinção

16 Aug, 2018
1 em cada 8 espécies de aves está ameaçada de extinção

A BirdLife Internacional é uma ONG que há 5 anos faz pesquisas sobre esse tema, e ela indica que das 11.000 espécies catalogadas 40% estão com sua população em declínio. O cenário é preocupante quando analisamos que só nos próximos anos 500 espécies deixarão de existir, e poderíamos estar em uma situação ainda pior, se não tivéssemos a intervenção de ativistas que preservam os animais 25 espécies já teriam sido extintas.

As aves são os animais que possuem maior acompanhamento, segundo relatório elas são mais fáceis de serem encontradas e observadas em relação a qualquer outro grupo comparável de animais, tornando-se um importante termômetro das mudanças que o meio ambiente vem sofrendo.

Dentre os principais motivos estão a extração de madeira, a caça ilegal, produtos químicos, agrotóxicos e pesticidas devido a agricultura intensiva, além de espécies invasoras.

No Brasil a preocupação maior é nas regiões da Amazônia e Pará, a rápida expansão da malha viária faz com que espécies percam seu habitat natural, corram o risco de serem atropeladas e sejam fortemente afetadas pela poluição. Os estudos indicam que as causas estão todas ligadas ao homem, de forma direta ou indiretamente, e que ações sugeridas por especialistas sejam adotadas urgentemente.