========== MAIN ========== -->

Pequenos mamíferos

06 Oct, 2016
Pequenos mamíferos

Os pequenos mamíferos como coelhos, porquinhos da índia, hamsters e furões, ocupam cada vez mais nossos lares e corações, devido ao reduzido porte, grande docilidade e facilidade de manejo.

A nutrição tem um papel fundamental na promoção das condições ótimas de saúde, bem estar e longevidade dessas espécies. Cada animal desse grupo possui necessidades nutricionais específicas. Os coelhos e porquinhos da índia, por exemplo, são animais essencialmente herbívoros, se alimentando exclusivamente de vegetais em vida livre (gramíneas, ervas e flores silvestres, caules, raízes, etc.). Para proporcionarmos as condições nutricionais ótimas, os alimentos para coelhos e porquinhos da índia devem conter uma grande proporção de fibras solúveis e insolúveis em sua composição. Por serem animais herbívoros, o excesso de cálcio, fósforo e vitamina D pode ser bastante prejudicial à saúde desses animais. Além disso, os alimentos para porquinhos da índia necessitam de uma suplementação exclusiva de vitamina C. A alimentação a base de sementes, além de nutricionalmente incompleta, é muito prejudicial para a saúde e longevidade dos coelhos e porquinhos da índia.

Os hamsters, por outro lado, são roedores com hábitos crepusculares, ou seja, para evitar o calor e os predadores naturais, esses animais costumam dormir durante o dia em tocas subterrâneas, passando a buscar alimento a partir do pôr do sol. Em vida livre, esses pequenos roedores se alimentam de uma dieta variada à base de gramíneas, raízes, frutos, sementes e ocasionalmente de insetos. Além do correto aporte de energia, proteínas, vitaminas e minerais, a dieta ideal deve conter os níveis ideais de fibras que irão garantir o correto funcionamento do sistema digestivo e contribuirão para uma maior longevidade do seu hamster.

Apesar de terem sido domesticados há cerca de 2.500 anos, os furões (ferrets) são animais essencialmente carnívoros e necessitam de uma dieta específica com altos níveis de grãos. Em vida livre, os furões selvagens se alimentam de pequenos mamíferos e aves. Por possuírem um aparelho digestivo curto e uma alta taxa metabólica, os furões se alimentam várias vezes ao dia. A prática de se alimentar os furões com ração para gatos é inadequada e pode causar problemas à saúde do seu furão.